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EDUCAÇÃO INFANTIL

A educação deve ser considerada como um processo para o desenvolvimento humano integral, instrumento gerador das transformações sociais . É base para aquisição da autonomia, fonte de visão prospectiva, fator de progresso econômico, político e social. É o elemento de integração e conquista do sentimento e da consciência de cidadania . 

A Educação Infantil corresponde à educação dispensada desde o nascimento até os seis anos. Considerada como etapa essencial é ela que dá os fundamentos primordiais do desenvolvimento da criança nos aspectos físico, psíquico, cognitivo e social. Quando a criança começa a fazer parte deste novo microssistema que é a escola, passa por uma transição ecológica e deverá construir vínculos com outras pessoas e, neste particular momento de sua vida, é fundamental que ela se sinta segura para enfrentar todas as situações que surgirão .

Nesta primeira etapa da escolaridade, as crianças buscam ativamente o conhecimento: para elas a ação corporal predomina sobre a ação mental,  pois na verdade a sua maior especialidade é brincar . É através do brincar que elas aprendem a conhecer a elas próprias, as pessoas que as cercam, as relações entre as pessoas e os papéis que assumem. Durante o aprendizado, há momentos de concentração e momentos de ação, mas o fundamental é que todas as situações de ensino sejam interessantes para a criança. Por isso, essa fase deve priorizar vivências em que a criança amplie seus conhecimentos através da investigação e da descoberta, de uma forma livre e prazerosa, aprendendo a conhecer-se e a participar de atividades em grupo com confiança e cooperação . 

A proposta pedagógica infantil deve levar em consideração o desenvolvimento da criança, despertando autonomia, criticidade e  responsabilidade. Sendo assim, o trabalho da Educação Infantil deve ter como base a realidade sociocultural da criança, as áreas do desenvolvimento (cognitiva, socioafetiva e psicomotora) e do conhecimento de mundo, trabalhando os seguintes eixos: Movimento, Música, Artes Visuais, Matemática, Linguagens Oral e Escrita, Natureza e Sociedade; e no âmbito de Formação Pessoal e Social, o eixo da Identidade e Autonomia. Todos deverão ser apresentados de forma conjunta através de temas norteadores, buscando uma prática interdisciplinar.

A educação Infantil compreende as seguintes faixas etárias:

  • Maternal I - de 2 a 3 anos
  • Maternal II - de 3 a 4 anos
  • 1º Estágio - de 4 a 5 anos
  • 2º Estágio - de 5 a 6 anos
 

ACESSO DE PAIS E ALUNOS

 
 
 
   
 

ACESSO DE PROFESSORES

 
 
 
   
 
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